segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A todo vapor...

Nem acredito que passei tanto tempo  longe das nossas meninas. Ainda hoje, durante mais uma atividade de manejo, realizei algumas transferências para novas caixas que estou utilizando.


Falando em caixa, esse é um assunto recorrente. Muitos são os amigos que me perguntam quais as melhores medidas para caixa racional da Jandaíra. 




Bem, segredo não há, atualmente utilizo uma caixa pequena, porém muito eficiente para o manejo de multiplicação de enxames. Ela mede 50 cm de comprimento x 10 de altura x 10 cm de largura (medidas internas) com 2cm de espessura da madeira. 

Utilizo dobradiças, fechos de pressão que facilitam a vedação da caixa e uma tela transparente de acetato 0.30, que facilmente é encontrado nas papelarias. O acetato é excelente para inspeções e observações noturnas. 



Como estou retomando o ritmo das atividades estou transferindo algumas colônias que se encontravam abandonadas para esse modelo de caixa. Minha intenção é chegar ainda esse ano novamente aos 100 enxames de Jandaíra. 


Como prometido, coloquei em prática o sugador de abelhas, olhem ele aí funcionando que é beleza. A única coisa que acho que será preciso trocar é o tipo de garrafinha, pois essa é bastante mole e vez por outra amassava, perdendo pressão, mas fora isso funcionou bem.


Aproveito durante esses manejos para avaliar a idade das rainhas, geralmente quando são muito escuras é sinal que já se encontram em idade avançada e se a postura estiver muito falhada é hora de substituirmos. 

Uma rainha muito velha é um atraso para o enxame, pois a quantidade e principalmente a qualidade dos seus ovos deixam a desejar. 



Durante a transferência passamos tudo para caixa nova como muito cuidado, evitando sempre destruir o máximo possível. Uma dica interessante é sempre manter uma caixa seca no lugar da caixa que está sendo transferida. Há outras dicas importantes que serão repassadas durante nosso curso de Meliponicultura. 

Falando no curso aproveito para informar que muito embora tenhamos anunciado o evento há poucos dias, já temos vários inscritos, temos certeza que será um evento bastante prestigiado e acima de tudo rico em muitas atividades de manejo. 

Uma surpresa que anuncio é que sortearemos dois enxames entre os integrantes do curso e para os que desejarem, disponilizaremos alguns enxames para à venda com descontos especiais aos participantes. Assim, se você deseja participar do Curso de Meliponicultura não perca tempo, faça já sua inscrição, não fique de fora desses dois dias com as abelhas sem ferrão. 

Att, 

03 de fevereiro de 2014. 


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão


3 comentários:

  1. Pela segunda vez lhe agradeço por seu blog e por nos ajudar facilitando muito para nós e para mim em especial que estou ingressando nesta maravilhosa impreitada. Moro no distrito Campanário, do município de Uruoca,Ce, 40km de Granja-ce e a 62km de Camocim. Gostaria que você postasse sobre a pintura das caixas, pois pretendo pintar as minhas e não seu qual a tinta ideal e o processo correto. Lhe agradeço muito.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kalhil, gostaria de lhe fazer algumas perguntas sobre seu manejo e caixas utilizadas. Você está utilizando a madeira pinus nas suas caixas? Pergunto pois eu utilizava essa madeira por ser barata, mas um criador me disse que ela é tratada para evitar cupins e que seria prejudicial ao enxame. Por que motivo você não utiliza a divisória entre ninho e melgueira? Como você faz para substituir a rainha velha? Apenas mata essa sem reposição de outra?
    Kalhil, obrigado pela atenção e parabéns pelo seu blog. Quero lhe dizer que bastante gente estava sentindo muita falta de seus posts. Apesar de pouco me manifestar nos comentários, sou um frequentador assiduidíssimo de seu blog que está entre meus favoritos. Mesmo com tanto tempo de ausência, quase todo dia eu entrava na esperança de novidades.
    Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Qual é o tipo de tinta que você usa para pintar as caixas?
    Atenciosamente,

    Manoel Targino

    ResponderExcluir

Comentário aqui: