terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Visitantes...

Essa manhã tivemos, mais uma vez, a grata satisfação em receber um grupo de pesquisadoras da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA).

(Da esquerda pra direita: Êlica, Kalhil, Carla e Débora)

Êlica é aluna de doutorado, Carla e Roberta estão terminando a graduação, mas com projeto de mestrado já aprovado aguardando apenas a conclusão do curso. A área de interesse do grupo é descobrir as reais propriedades medicinais do própolis das abelhas sem ferrão, especialmente na espécie muito curiosa, a Jatí (plebéia sp).



Fizemos uma rápida inspeção em algumas colônias disponíveis dessa espécie, onde foi possível coletar uma boa quantidade de Própolis, que por sinal nessa abelha é bastante pegajoso. 



Fiquei bastante feliz em inspecionar esses enxames pois observei que mesmo sem praticamente nenhum tipo de cuidado, as Jatis vão muito bem. 

Como podemos constatar todos os enxames apresentam significativa disponibilidade de mel e pólen. Essa é uma espécie que, embora muito pequena, tem grande capacidade produtiva. 


Outro fator bastante interessante é o rápido processo de multiplicação natural dessas abelhas, enxameiam com grande facilidade. Lembro-me que em um ano duas colônias que tinha num certo Meliponário enxamearam naturalmente 8 vezes. 

(Material coletado: Própolis e cera)

Tenho, num futuro não muito distante, interesse em montar um Meliponário muito caprichado só pra essa espécie, são muito dóceis, extremamente tímidas e não apresentam nenhum tipo de defensividade, são ótimas para trabalhos de educação ambiental com crianças. 

Seu mel é de sabor muito marcante, forte e bastante concentrado, tem um certo azedinho típico das pequenas Jatis. Essa é uma espécie que tenho bastante afeição, já recebi ínumeros pedidos de coleta de alguns mililítros de seu mel, em todos busco sempre uma desculpa pra não colher. Mas, vez por outra, retiro um pouquinho pra matar a curiosidade de algum mais persistente. 

Meliponicultura é assim, a gente sempre tem uma espécie do coração... 

Att, 

Mossoró/RN, em 21 de janeiro de 2014. 

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: