quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sugador para abelhas sem ferrão...

Um dos instrumentos mais importantes para a prática da Meliponicultura é o sugador de abelhas. 

Sem ele é impossível realizarmos uma transferência com sucesso, pois como nós sabemos, muitas abelhas novas não sabem voar e precisam ser coletadas, caso contrário não sairão da caixa velha. 

E como a população da Jandaíra não ultrapassa 800 abelhas, cada indivíduo resgatado é importante. Dessa maneira, passarei a ensinar como construir seu próprio sugador de abelhas. Lembro apenas que essa versão é utilizada pela boca, mas há quem utilize um motor de baixa pressão pra realizar o trabalho do pulmão. 


Vamos precisar de 01 garrafinha pet cristal de 600ml (pode ser qualquer uma de refrigerante); 01 pedacinho de tela de metal ou material semelhante e um metro de mangueira transparente fina (procurar uma bitola que passe com facilidade a abelha que você trabalha). 


O primeiro passo é fazer um furo na tampa e no fundo da garrafinha de modo que a mangueira entre apertada. Lembrar de não fazer muito grande, caso contrário a mangueira não fica justa e perdemos pressão. 


Em seguida cortamos um pedacinho da tela e introduzimos dentro da mangueira, cortamos ela em dois pedaços e encaixamos o lado que ficou com a tela no fundo da garrafinha é a outra parte na tampa. 


Pronto. Feito isso basta conferir se as mangueiras estão justas, caso contrário é possível ajustar utilizando uma fita adesiva. 

Uma dica que dou é sempre deixar o lado que fica com a tampa maior, para facilitar a busca pelas abelhas durante a captura. 

Sugamos pelo fundo da garrafa e coletamos com a mangueira que foi conectada a tampa, após realizarmos a coleta basta retirarmos a tampa e delicadamente bater na garrafinha para que as abelhas caiam dentra da caixa.

Esse instrumento é muito fácil de fazer e muito útil para os processos de mudanças de caixa. Em alguns dias passarei algumas colônias para novas caixas e mostrarei na prática sua utilidade. 

Att, 

Mossoró, 30 de janeiro de 2014.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

4 comentários:

  1. Muito bom amigo, o que estou fazendo é um pouco mais elaborado, mas com o mesma ideia de funcionamento, sou iniciante e nordestino do Ceará, ótimo blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, descobri seu blog e estou gostando muito. Eu tenho apenas uma caixa e gostaria de multiplicar através desta. Tenho medo de fazer errado e perder até a única que tenho. Outra coisa gostaria que você postasse o passo a passo de um caixa para jandaíra, da mesma que você utiliza. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. olá amigo eo to gostdo d+ do seu trabalho mais eo so iniciante tenho duas caixa de jandaira e queria que vc me mostrasse detalhadamente pq eo fis uma e nao deu serto!!!

    ResponderExcluir
  4. Prezado amigo, me envie fotos de sua divisão: kalhil_p@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Comentário aqui: