segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A Maior Rapadura do Mundo

Neste domindo último, por volta das 10h, estava eu margeando a CE-040 com destino a Fortaleza-CE e na altura da cidade de Aquiraz me deparo com a seguinte placa:

(Venha conhecer a maior rapadura do Mundo)

Imediatamente parei o carro e vi que se tratava de um antigo engenho (agora mecanizado) que produzia produtos derivados à base da cana-de-açúcar, em especial rapadura, geleias e caldo de cana geladinho, tudo feito com com muito carinho e sabor.

Mas a minha curiosidade era na verdade ver de perto a maior rapadura do mundo. Para os desavisados a rapurada é um típico doce do Nordeste, muito consumido no passado pelos antigos vaqueiros que faziam uma mistura de carne de sol, rapadura e queijo de coalho, e que até hoje é muito apreciado pela população local.


Ao entrar no engenho me deparo com a espetacular maior rapadura do mundo. Realmente fiquei imprecionado com o tamanho da criança. Agora não me recordo as medidas nem exatamente o peso que me foi informado, mas sei que o pessoal do guinness book registrou o feito.

 
Passada a surpresa me dirigi a processo de fabricação da rapadura, que é quase uma arte. Muito solícito, seu Antônio me recebeu muito bem e passou-me a mostrar todo o processo que vai desde a moagem até o ponto final do caldo no tacho.

O processo é quase todo artesanal, o ponto ideal é um segredo só passado de pai para filho, pois cada engenho tem suas reservas. Com dito, diante de tamanha iguaria, não poderia deixar de aproveitar e me deliciar com um bom caldo de cana bem gelado servido aos visitantes acompanhado de algumas (ou várias) castanhas, a depender da gula do visitante.

(moagem mecanizada)

(caldo no tacho, ponto segredo secular)

(Seu Antônio montando a massa na forma, 30 anos de mestre doceiro)

Depois de pronta a massa é posta em moldes que mais parecem tijolos, em fôrmas de madeira para esfriar e em seguida embaladas para venda em vários do lugares do Ceará e Rio Grande do Norte. 



Doce não atrai somente os seres humanos, mas também as abelhas. Perguntei ao Seu Antônio se com tanto alimento atrativo ao ar livre não eram incomodados com abelhas. Não terminei a pergunta e ele me apontou várias que estavam sugando o açúcar das fôrmas ainda quentes.

A minha surpresa maior foi o fato de não serem em grande quantidade, mas segundo ele, vez por outra é preciso fazer fumaça para espantá-las.

Esse é o nosso Sertão e suas antigas e novas tradições...

Mossoró-RN, 27 de agosto de 2012.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

Um comentário:

  1. Rapaz nem eu que sou Cearense sabia dessa rapadura, muito bom mesmo Kalhil sempre com novidades. Mudando de assunto acredito que suas inúmeras ocupações tenham impedido você de me enviar a caixa tipo nordestina para abelhas jandaira. Então peço por favor me enviar as medidas por e-mail (izaulima@gmail.com). Mestre kalhil estou pretendo renovar meu pequeno meliponário urbano com caixas bem pintadas à maneira do meliponário do Sr. Mesquita. Mande-me, por favor, as medidas por e-mail grato mais uma vez. Izau Lima (88)9926-1379 ou (84)9617-1796.

    ResponderExcluir

Comentário aqui: