quarta-feira, 2 de maio de 2012

Novas rainhas a caminho...


Dificilmente eu não consigo efetivar uma divisão. Como diz alguns amigos pesquisadores: "você tem a mão boa pra coisa". Não me recordo a última vez que não tive sucesso na formação de uma nova colônia de Jandaíras. Aproveitando o feriado dividi mais 10 colônias e inpecionei algumas que já tinham sido dividas no dia 14.04.2012.

Pra minha grata surpresa constatei a existência de novas rainhas em plena atividade de postura. Ainda na semana passada tinha percebido a existência de postura o que, em tese, já nos garantia a existência de uma nova governadora. Dessa maneira, chegamos, no geral, a um prazo de aproximadamente 15 dias para que os enxames formem novas rainhas. Mas nem sempre tudo acontece dentro desse prazo e as coisas se alongam mais algumas semanas. 



Há de se perceber que nesse processo de desenvolvimento as novas rainhas ainda não estão completamente formadas, ainda são magrinhas e a abdomem ainda não foi completamente alongado, ou seja, a fisiogastria final não foi ainda alcançada. As armas químicas de liderança ainda são bem frágeis e nem tudo é harmonia dentro do enxame.


 
Ainda há uma pequena quantidade de células dos discos doados a nascer, o que manterá o regular nascimento de abelhas mesmo com a baixa postura. Há uma boa quantidade campeiras em quase todas as caixas, não havendo, por enquanto, necessidade de nenhuma intervenção. O sucesso de todas essas divisões se deve principalmente pelo fato da constante alimentação artificial a essas novas caixas. Torna-se indispensável a continuidade dessa alimentação até que a colônia recém formada tenha plena independência e capacidade produtiva.




A minha meta de divisões desse ano é alta, mas devido a seca estou repensando nisso, pois com um maior número de colônias haverá uma maior necessidade de alimentação no perído de estiagem. Mesmo assim a nossa expectativa é gerar lindas novas crias e substituir várias rainhas que já demonstram sinais de velhice. 

É recomendável a substituição das rainhas pelo menos a cada 2 anos, após esse período há uma queda significativa da postura bem como na própria qualidade das crias. Vamos agora esperar para que todas as rainhas se efetivem nos seus novos cargos e reinem em paz e harmonia.


Mossoró-RN, em 02 de maio de 2012.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: