segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dia de inspecionar as novas divisões


A maior satisfação de quem maneja abelhas é formar novas colônias. Nesse fim de semana passei alguns momentos agradáveis no intuito de criar novas rainhas. Ainda pela manhã montei as caixas e separei o acetato. Tenho usado Pinho por ser muito leve, aceita prego com facilidade e após invernizar fica com uma coloração muito bonita. Há quem diga que a melhor madeira para abelha Jandaíra seja a Imburana. Eu pessoalmente penso que a melhor madeira para abelha sem ferrão é qualquer uma que esteja seca, sem cheiro e que seja leve. 

Após escolher as matrizes que doariam as capas de cria e campeiras, passei a realizar as divisões. Durante todos esses anos de manejo raras foram as vezes que não consegui formar uma colônia. A Jandaíra é uma abelha muito fácil de multiplicar, o segredo está em apenas acompanhar o enxame no decorrer do desenvolvimento sempre procurando sinais de problemas que possam atrapalhar o bom andamento dos trabalhos. 

(clique nas fotos para ampliar)



Essa colônia acima é uma das novas famílias que foram formadas ainda no sábado (14.04.12). Mesmo após um dia de formação já era pra está mais desenvolvida. A primeira coisa que as abelhas fazem é o túnel de entrada, por ser a primeira defesa das abelhas todo trabalho começa nesse lugar. Percebam que nessa colônia as abelhas ainda não formaram, mas isso tem uma explicação. Ainda durante processo de divisão eu forneci uma dose de 150ml de xarope. Nesses casos, quando a divisão é acompanhada de alimentação as abelhas procuram primeiramente fazer novos potes para evitar que o alimento fermente. 

 

 Já nessa outra as coisas estão ainda mais devagar. Parece que as abelhas não aceitaram muito bem a nova caixa e apenas um pequeno grupo está a trabalhar. Aqui, do mesmo modo da primeira, tem uma explicação. Acontece que a caixa está muito perto de outras e acredito que durante a divisão muitas abelhas entraram em caixas erradas. Eu poderia providenciar mais campeiras para essa caixa, mas isso não será necessário. Uma característica muito interessante da Jandaíra é o fato dessa espécie ter um comportamento muito solidário. Naturalmente essa colônia mais fraca será ajudada pelas outras com doações de campeiras no decorrer da semana.

 Em outras abelhas, principalmente na Uruçu, é muito comum a observação de pilhagem de colônias fortes em caixas filhas recém criadas. A Jandaíra desenvolve um comportamento bem diferente, principalmente quando em comunidade de colônias. É muito comum observarmos campeiras de outras colônias sendo integradas as caixas que não possuem rainha. Esse comportamento solidário já foi testado e comprovado por mim. Leiam no link abaixo:

Já nessa última colônia as coisas vão a todo vapor, já há indícios de formação do túnel, mesmo tendo sido fornecido uma grande quantidade de xarope. Nessa caixa eu doei alguns potes de Uruçu que foram rapidamente completados pelas Jandaíra com o alimento artificial. O interessante é que elas construiram novos potes do mesmo tamanho da Uuçu. Vou acompanhar esse detalhe com muita atenção para verificar se elas vão continuar construindo nesse mesmo padrão de tamanho.



Devido a falta de chuvas, praticamente não temos visto forídeos, uma vantagem para as colônias novas que são muito indefesas contra essa praga. Mesmo nos períodos de maior aparecimento, rara são as vezes que vejo a necessidade de utilizar iscas para combatê-los. 

Uma dica interessante é sempre marcar as caixas com as datas dos manejos, em todas nas novas divisões utilizei a marca F. em 15.04.12, indicando que as colônias foram formadas nessa data. Para as matrizes que doam capas de cria, marcamos com a indicação D.C., ou seja, Doação de Crias. Já nas que doam campeiras marcamos com siga D.F., Doação de Família. Essa marcação facilita o reconhecimento rápido pelo meliponicultor das colônias que já foram manejadas. Evitando assim aberturas desnecessárias.


Por fim, trago a vocês uma rápida inspeção nas nossas queridas Jatís (abelha mosquito) que foram divididas na semana passada. Eu coloquei uma pequeno alimentador com algodão, para evitar afogamentos. Percebam que já há muitas abelhas novas e a construção de potes de alimento anda em processo acelerado.  


Ainda não observei a existência de rainhas virgens a perambular pela caixa, mas isso não é problema, pois ainda é muito cedo. Logo logo ela vai dá o ar da graça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: