quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Visitas...

Nesses últimos dias tenho recebido muitas visitas, dias atrás, tendo passado antes em Manaus-AM, a capital da diversidade biológica brasileira, recebemos o casal Joaquim Pífano e Maria Luíza de Portugal. Pífano, como é mais conhecido no meio virtual é o dono de um dos mais visitados blogs de apicultura do Mundo, o monte do mel (http://www.montedomel.blogspot.com/).


Estou a esperar pela remessa de algumas fotos de sua autoria para publicar uma postagem especial sobre sua visita, foram dois dias de intensos contatos com as abelhas sem ferrão, meliponicultores de diversas regiões de Mossoró, com outras cidades e lugares do Sertão do RN. Tenho certeza que os dois saíram daqui fascinados pela beleza de nossas abelhas e pela receptividade de nosso cabloco nordestino (aguardemos as fotos).

Outras duas figuras ilustres que me trazem sempre muita alegria foram o casal Francisco das Chagas e Selma Carvalho. Sem dúvidas os dois maiores meliponicultores do Brasil. Juntos fizemos uma revisão em quase todas as minhas colônias de Uruçu Amarela e Verdadeira. Chagas ficou encantado com as nossas matrizes e me relatou que as minhas estavam com o mesmo padrão de população e postura das suas na Serra do Araripé.

O Chagas ficou muito curioso pela excelente adaptação das minhas abelhas ao litoral, me sugeriu algumas dicas e solicitou que eu fizesse o acompanhamento da temperatura e umidade do local para avaliações futuras e estudos comparativos. Essa semana mesmo estarei providenciando o equipamento para esse acompanhamento metereológico.


Ganhei de presente uma raridade, um cachaça à base de mel de abelhas, coisa raríssima e acima de tudo deliciosa feita pelo casal. Chagas me relatou que a Rede Globo de Televisão de Pernambuco fará, mais uma vez, uma reportagem sobre sua linda criação no Araripé.

Os dois estão a lançar uma nova cartilha que vai tratar da raríssima Uruçu de Chão. Pra quem não conhece o Casal abaixo segue uma reportagem antiga da Globo sobre sua criação em Igarassú-PE, vale a pena assistir porque o trabalho desses dois é fantástico.


Já ontem levei a Dra. Vera Lúcia Imperatriz, uma das maiores estudiosas  na área de meliponicultura que atualmente coordena um grupo pesquisadores da UFERSA-USP, junto com alguns alunos e um convidado especial, o Bob, Australiano que trabalha com polinização utilizando as abelhas scaptotrigonas naquele país, para conhecer as minhas abelhas sem ferrão. 

Também fizemos uma rápida inspeção em nossas colônias, em especial as mandacaias (melipona mandacaia) que tem sido alvo de nossos estudos de viabilidade na região. Tenho tido grande sucesso na criação dessa espécie, em todas as caixas há uma ótima população. Todavia, observei ontem que quase todas estão com seus estoques de mel no limite crítico. Ainda nesse fim de semana vou iniciar o processo de alimentação, caso contrário poderei perder algum enxame.

Dra. Vera levou alguns exemplares de machos de rufiventris e Partamona (cupira), para alimentar seus bancos de dados e pesquisas genéticas. Foi um visita muito prazeroso e acima de tudo muito produtiva. Muito em breve teremos grandes novidades para a Meliponicultura do nosso Estado, talvez esteja surgindo por aí a nossa Associação Meliponicultores do Estado do RN, futura AME-RN.

att,

Mossoró-RN, 13 de outubro de 2011

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: