sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Menor Abelha do Mundo


Vocês conhecem a Remela? Também conhecida como Lambe-olhos é uma das menores abelhas do mundo. Da família das leurotrigonas, é uma abelhinha muito pequena e de população muito reduzida. A média populacional gira em torno de 50 a 100 abelhas adultas. Tudo nessa espécie é pequeno, a iniciar pela sua caixa que não cabe facilmente na minha mão. O furinho de entrada é tão minúsculo que nem as formigas tem acesso ao ninho.

Os potinhos de pólen são pouco maiores que o polegar do meu dedo. De tão pequenas, fica até dificil pra mim que não tenho uma máquina fotográfia profissional tirar uma foto de qualidade. Sua postura é igual a das abelhas moças-brancas, fazem uma espécie de cacho de uva muito bonito e sensível.

Um fato curioso nessas abelhas é a sua grande capacidade de enxamear, já ouvi relatos de meliponicultores encontrarem vários enxames dessa espécie numa mesma área. Esse fato se deve ao seu tamanho reduzido, o que facilita a nidificação em praticamente qualquer lugar.

Por ser pequena é praticamente impossível a sua localização na natureza, na grande maioria das vezes a captura é feita atráves de ninhos-iscas ou mesmo pelo encontro casual na mata. É o mimo de qualquer meliponicultor que ama o que faz, criar um enxame desses é com cuidar de um récem nascido. Tudo aqui é delicado e frágil. 

Essa é a meliponicultura com suas mais varias espécies de abelhas sem ferrão, é tanta a diversidade de cores, tamanhos, sabores de mel e pólen que fica difícil a gente não se apaixonar.
att,
Mossoró-RN, em 05 de agosto de 2011.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

5 comentários:

  1. Olá Kalhil. Olha, realmente tiro o chapéu para o seu blog. O seu blog é um dos mais completos em termos de meliponicultura, e vc um colecionador e tanto de espécies as mais variadas. E conheço essa abelha de uma forma mais, digamos, direta, pois quando garoto, nas férias no sertão, senti o incômodo de ter um inseto nos olhos, o que pensava, à época, que se tratava de algum mosquito e na realidade era essa pequena abelha, que parece ter predileção por partes úmidas dos animais, e no caso humano os olhos são os mais vulneráveis. Um abraço. Fco Mello

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito contente em saber que ainda existe pessoas igual voçê que conhece e cuida desse peequeno e valioso tesouro da natureza, lembrei dos meus tempos de garoto na roça, Abraços

    ResponderExcluir
  3. Você vende colmeia de abelhas lambe olhos?

    ResponderExcluir
  4. cara queria que tirasse uma duvida sobre essa abelha provavelmente..que apareceu aqui em casa...e está fazendo seu ninho na minha parede onde essa mesma é forrada..nao sei nada,como proceder...ajude

    ResponderExcluir

Comentário aqui: