segunda-feira, 20 de junho de 2011

Perdeu literalmente a cabeça!

Ainda nessa semana um fato bastante curioso me chamou atenção, foi encontrar os restos mortais dessa velha rainha jogada ao chão. Pelo tamanho do bicho percebe-se claramente é era uma rainha de Uruçu verdadeira.


O interessante ao analisar a foto é percebermos sinais claros da idade: cor escura, asas desgastadas e a ausência da cabeça. Tudo isso são características bem claras que essa era uma rainha já velha e que foi morta pelas suas filhas. Esse é o processo natural de substituição de rainha de todo e qualquer enxame. A certa altura da vida a rainha já não libera mais a mesma quantidade de feromônios suficientes para a coesão do grupo, bem como, não realiza mais a postura de ovos em qualidade e quantidade ideal para a manutenção e crescimento do enxame.

Resultado, acaba perdendo primeira a cabeça e em seguida o posto de Rainha da Colônia. Como estamos no inverno essa é uma época muito boa para esse tipo de acontecimento para as abelhas, pois a grande abundância de alimento no campo e a existência de muitos machos no meliponário garantem uma boa prole para as próximas gerações.

att,

Mossoró-RN, em 20 de junho de 2011.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: