terça-feira, 31 de maio de 2011

Hábitos anti-higiênicos das abelhas e a importância das boas práticas

Na literatura científica há vários relatos a respeito de alguns hábitos anti-higiênicos de certas abelhas sem ferrão. Há até quem aconselhe a não utilização do mel de algumas espécies pela possível contaminação por coliformes fecais e outros fatores patogênicos.

A própria apis melifera já foi observada se utilizando desses hábitos indesejados, o caso mais famoso segundo o Prof. Paulo Nogueira Neto no seu livro Vida e Criação de Abelhas Endígenas sem Ferrão, foi o caso relatado por W. G. Sackett (1919 p.4). No Tenessee (USA) ele viu muitas vezes essas abelhas andando sobre escrementos humanos. Após muitas experiências foi observado que mel não sofria influência desse comportamento por causa de sua, à época, "misteriosa" ação antibiótica. 
  
Padre Huberto Bruening, pioneiro na criação racionl da Jandaíra, já relatava a observação do uso de titica de galinha na calafetagem das caixas da rainha do sertão. Em todos esse anos de criação nunca tinha visto tal comportamento por parte de qualquer abelha nativa, porém nesse fim de semana fui surpreendido pela observação de uma Jandaíra andando sobre fezes de cachorro. 


O fato me chamou bastante atenção. Na hora parei ao lado e fiquei a observar o que realmente ela estava fazendo. Após alguns minutos de observação a conclusão que cheguei foi que ela estava a coletar algumas bolotinhas de fezes nas corbículas e as transportava de volta ao ninho. 


O local da obsevação era relativamente perto de onde se encontrava as caixas, mas não tive como localizar a colônia a qual essa abelha pertencia. O fato é que realmente esse comportamento existe e através dessa comprovação se percebe ainda mais a importância das boas práticas de manejo e coleta do mel das abelhas sem ferrão.


Por isso recomendo a quem gosta de consumir de mel de qualidade que sempre adquira seus produtos com criadores que respeitam e utilizam as normas de higiene. O mel, como qualquer alimento, está passível de contaminação durante a munipulação de coleta. E como nós sabemos e comprovamos é possível a existência de fatores patogênicos contanimantes dentro das caixas das abelhas.

(foto da internet)
Não se deve coletar o mel espremendo os potes ou mesmo furando-os dentro dos cortiços, pois assim esse mel entra em contato com materias que podem conter resíduos patogênicos. A melhor forma de coleta é através da bomba sugadora, nessa forma não há contato do mel com interior do enxame, evitando assim a possível contaminação por substâncias fecais.

att,

Mossoró-RN, 31 maio de 2011.

Kalhil Pereira França 
Meliponário do Sertão 

5 comentários:

  1. Olá Kalhil. Olha, até hoje só me lembro de ter visto um vez esse fato, e foi há muito tempo, em uma trilha, quando avistei abelhas trigona feito moscas ao redor de dejetos. E talvez venha deste fato a minha predileção pelas melíponas, pois mesmo com a descrição feita pelo Mons. Bruening em seu livro, e a descrição que vc está a fazer, só consigo ver nessa ação exótica algo muito à exceção, como se uma jandaíra mais rebelde, ou sem noção, quisesse sair da rotina levando algo que fatalmente as "abelhas varredoras" da colônia acabariam por excluir. E essa observação vem também do fato de que conheço um meliponicultor que juntamente ao meliponário, ou ao lado do meliponário mantém uma outra criação em que os dejetos são algo constante, e na sua lida diária com tal criação, ele, em mais de dez anos nunca observou uma jandaíra se mostrar o menos interessada nos dejetos.
    Em todo caso, penso que a pasteurização (bnho-maria), que é uma técnica colocada até no livro do PNN, poderia ser a saída para evitar qualquer problema de contaminação, apesar de que não estou certo se tal técnica poderia afetar as propriedades do mel.
    Essa sua postagem foi bem interessante. Um abraço. Fco Mello

    ResponderExcluir
  2. Pois é amigo Francisco, esse fato é realmente muito raro, nunca tinha visto esse comportamento em todos esses anos de manejo, mesmo já tendo lido na literatura. De certo, acredito fielmente que não há nenhum problema nessa rara postura, pois a utilização desse material não será para a fabricação de potes de mel, mas certamente para formação de batume. Elas são muito mais sábias que nós e sabem muito bem o que fazer. Diversos estudos já comprovaram que o mel dentro do potes está isentos de contaminantes exatamente pela função antibiótica das resinas vegetais que são utilizadas para sua fabricação.
    Mas certamente o fato é algo muito curioso.

    att,

    Kalhil Pereira França
    Meliponário do Sertão

    ResponderExcluir
  3. Assim como em nossa sociedade tem aqueles indivíduos que só fazem besteira, nas abelhas deve ser assim também.
    Considerando o numero de caixas que o amigo tem. O numero de induviduos no seu meliponario deve ser bem alto (deve ter milhares de abelhas juntando todas as caixa)
    Se isso fosse um comportamento natural, haveria outras varias brigando por um pouco de espaço ai no produto do cachorro.
    Pena de morte pra essa ai! rs. É como diz um amigo meu, é burra de comer mer.... Nesse caso é burra de carregar. rs
    Em resumo, acredito que seja um caso isolado, como falou o Francisco Mello.
    Próximo a o seu meliponario, que esta localizado na zona rural de Tabuleiro Redondo – RN. Deve ter muitas outras fontes de geopropolis na natureza, a julgar pelas belas fotos que posta aqui.
    Um grande abraço meu amigo!

    Att:
    Isaac S. Medeiros
    http://www.abelhasdosabugi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Kalhil, tenho visitado o seu blog e do Paulo Menezes,realmente vocês respiram ASF, e em especial a nossa Melipona subnitida, porém, acho que esse tipo de divulgação sobre "hábitos anti-higiêncico" não deveria ser públicado em nhenum blog, pois poderá afetar diretamente a comercialização do precioso mel dessas abelhas.
    Não quero aqui dizer o que você deve públicar ou não, mas lembre-se que para um leigo e consumidor do mel de jandaíra,essa informação não será bem digerida.

    Um forte abraço.

    Ceci Henrique

    ResponderExcluir
  5. Prezado Henrique, minha função maior aqui é, acima de tudo, levar aos leitores conhecimento necessário sobre o manejo das abelhas sem ferrão. Eu sei que esse assunto é bastante delicado mas é preciso que os meliponicultores tenham conhecimento da importância da adoção de certas práticas.

    Sobre a influência no consumo de mel, amigo, quem conhece o mel de Jandaíra sabe o sabor inesquecível que ele tem e certamente sabe que ele não é feito com esse tipo de material.

    Grande abraço,

    Kalhil

    ResponderExcluir

Comentário aqui: