terça-feira, 26 de abril de 2011

Martins-RN, um lugar pra se viver em paz.

Com a chegada do inverno no Nordeste do Brasil a paisagem se transforma de maneira surpreendente. Muitas pessoas tem uma falsa impressão que o bioma da caatinga é, em sua grande maioria, feio, pobre e sem vida, o que não é verdade.




Há lugares dessa região esquecida do país, em especial no meu querido Rio Grande do Norte, onde a mata e a beleza do horizonte contagiam os olhos na primeira oportunidade em todas as épocas do ano. São lugares pitorescos que a receptividade de seu povo aliado com uma paisagem de encher os olhos nos deixam com vontade de ficar.


Um desse lugares é pequena e charmosa cidade de Martins-RN, com pouco mais de 8 mil habitantes está localizada na região oeste do RN, situada entre serras, tem uma altitude de 750 metros e possui um dos climas mais agradáveis da região, com temperaturas entre 12ºC a 25ºC, Martins é sempre lugar agradável para momentos inesquecíveis e aconchegantes.



Por aqui ainda é possível encontrar os antigos engenhos de cana-de-açúcar, hoje mecanizados, produzindo doces dos mais variados sabores, bem como, as centenárias casas de farinha com charme pitoresco. Viver em Martins é ver o tempo passar sem pressa, sem destempero e agonia, a impressão que temos é que esse é um recanto mágico e foi desenhado literalmente pelas mãos do criador.



A cidade é conhecida como uma das mais pacatas do RN, por aqui o carnaval é proibido desde 2004 por lei municipal, tudo isso é pra manter o pequeno município como reduto dos que desejam paz e descanço. No mês de agosto a cidade fica bem movimentada com ótimos festivais gastronômicos, mesmo nesses períodos de "alta" movimentação a cidade guarda a sua cultura de tranquilidade.


Com uma beleza inesquecível, Martins possui diversos pontos turísticos, mas dois em especial guardam todo charme de seus encantos naturais, são os seus dois principais mirantes: o da carranca e o do canto.





O horizonte, além de belo, é de perder a vista. À noite é possível se avistar até 19 municípios do Estado, além disso, alguns bares e restaurantes tornam o momento ainda mais agradável. Esse é o ambiente pra gente levar aquele vinho e apreciá-lo sem pressa, de preferência em boa companhia.




Um dos meu projetos pessoais é morar, dentro de poucos anos, na cidade de Martins. Tudo em Martins é propício para manutenção de um número bastante diversificado de abelhas nativas. O seu clima, sua altitude, o seu bioma, tudo aqui lembra as abelhas. Outro fator decisivo é o fato de que mesmo nos períodos de maior estiagem existe uma flora quase que permanentemente verde.

Se Deus me permitir ainda veremos lindos Meliponários do Sertão numa das regiões mais bonitas do Rio Grande do Norte.

Mossoró-RN, em 26 de abril de 2011.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão




Obs: Todas as fotos dessa publicação foram tiradas da seguinte fonte:http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=461056

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: