quinta-feira, 7 de abril de 2011

Futuro Manual de Meliponicultura para Jandaíra

No decorrer desses meus seis curtos anos de “descoberta” da meliponicultura e, principalmente, dos três anos de atividade no Blog do Meliponário do Sertão muitos foram os comentários que solicitavam, pelo conhecimento produzido, praticado e dedicado de nossa parte com as Jandaíras (melipona subnitida), a criação de alguma publicação de nossa autoria que ensinasse o prazeroso manejo com a Rainha do Sertão.

Durante muito tempo relutei, pois sempre me achei, mesmo praticando um manejo quase que diário, um grande aprendiz no mundo mágico das abelhas sem ferrão. Todavia, o estudo noturno dos rituais de postura realizados durante esses anos, o contato com inúmeros pesquisadores de renome nacional e internacional, a amizade fraterna com vários meliponicultores no Brasil e no exterior, a participação em eventos acadêmicos de meliponicultura, o incentivo dos meus vários alunos e alunas nos cursos de capacitação em meliponicultura realizados em várias regiões do Rio Grande do Norte e Ceará e, acima de tudo, o apoio de minha família, fez com que despertasse em mim a coragem em produzir um didático manual de criação e manejo sobre as abelhas Jandaíras, minha paixão.


Além disso, há uma carência em publicações que tragam em detalhes a biologia e o manejo com as Jandaíras. Assim se torna fundamental o desenvolvimento de uma publicação que traga o maior número de informações possíveis a respeito da melhor forma de criação dessas abelhas tão especiais.

É preciso esclarecer que não tenho a mínima intenção em produzir um documento de cunho científico em obediência as regras formais de publicação e formatação (ABNT). Meu interesse é criar algo que seja de simples leitura, sem entrelinhas e palavras de difícil compreensão. Que sirva tanto ao mais profundo conhecedor da área, mas acima de tudo, que sirva muito mais ao singelo homem do campo.

Quem é meliponicultor sabe a importância que as abelhas sem ferrão têm para a preservação e continuação da vida em nosso planeta, sem as abelhas não teriam existido as condições ideais para a nossa própria existência. Mesmo com todo esse valor para a natureza, poucas são as pessoas que realmente conhecem as abelhas sem ferrão, em especial a Jandaíra.

A realidade se agrava por que os próprios órgãos ambientais do nosso país, pasmem, desconhecem as abelhas sem ferrão quase que por completo. Apenas para rapidamente ilustrar essa triste realidade afirma, em resumo, no art. 757 do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RISPOA) que mel é apenas o produto produzido pelas abelhas da espécie apis melífera, ou seja, mel é somente o néctar colhido e processado pelas abelhas africanizadas. Literalmente, esqueceram das mais de 300 espécies nativas de abelhas sem ferrão.

Dessa maneira, dentro dos próximos meses, no intuito de contribuir para a divulgação e criação racional da abelha Jandaíra, me debruçarei entre meus apontamentos produzidos nesses anos para criar um Manual de Meliponicultura para a Jandaíra.

Não tenho a pretensão de esgotar todos os temas a respeito dessa espécie, pois como sabemos ainda há muita coisa a ser descoberta sobre o mundo mágico das abelhas sem ferrão, apenas espero transmitir os meus pacos conhecimentos sobre esses seres abençoados, e, se Deus me permitir, tocar a alma de todos os leitores para fazê-los, assim com as Jandaíras me fazem, melhores filhos, melhores pais, cidadãos mais conscientes do seu papel com o planeta e com espíritos preservacionistas por um mundo melhor.

Criar as abelhas Jandaíras é ato supremo que me deixa a cada dia mais próximo da divindade, quando estou com as abelhas estou em contato diretamente com o Criador, espero com esse pequeno trabalho poder contribuir mais um pouco para a contínua existência da meliponicultura.

att,

Mossoró-RN, em 06 de abril de 2011.


Kalhil Pereira França

Meliponário do Sertão

Um comentário:

  1. Olá Amigo. Olha, um manual ou livro a mais sobre a Jandaíra sempre será bem-vindo, pois se não me engano só temos o do Monsenhor Bruening que trata especificamente da Jandaíra. E gostei do seu cuidado em elaborar um texto acessível a todos; e o sucesso, embora tardio, do livro do Mons. Huberto, creio que deve-se a esse fato de mostrar através de uma leitura agradável o mundo das jandaíras. E espero que vc leve em consideração aquele "toque" que lhe dei há algum tempo sobre o Clube de Autores, que é um dos melhores locais para se desenvolver algum trabalho literário. Com certeza o seu manual, ou livro, só enriquecerá a literatura sobre as abelhas indígenas sem-ferrão, pois parte justamente de um experiente criador que usa a teoria e a prática na lida do dia a dia. Dessa forma a meliponicultura em geral e muitos meliponicultores e futuros meliponicultores só têm a agradecer. Um abraço. Fco Mello

    ResponderExcluir

Comentário aqui: