quinta-feira, 31 de março de 2011

Os Fornos de Cal de Gov. Dix-sept Rosado

Há quase um ano atrás o IBAMA, em conjunto com a Polícia Federal e IDEMA, fecharam 69 fornos de produção de cal no Município de Governador Dix-sept Rosado, que fica 60 km de Mossoró-RN.


À época da operação o fechamento dos fornos foi motivado pela falta de licenciamento para atividade nas áreas de extração, mas principalmente pelo uso centenário da utilização de mata nativa (mata de caatinga) como combustível para o abastecimento dos fornos.


Por questões políticas os fornos foram liberados para voltar a funcionar, todavia a reativação foi condicionada a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público naquela cidade onde os proprietários se comprometiam, entre outras coisas, a não mais explorar a mata de caatinga através da extração ilegal.


Uma alternativa viável, mas que traz um aumento nos custos de produção e por isso não é bem vista, é a utilização da algaroba (planta invasora e que tem corte permitido), da poda do cajueiro e casca da castanha. Mesmo tendo passado todo esse tempo, tendo inclusive sido indicado alternativas para a resolução do problema do uso ilegal da mata nativa como combustível para os fornos, o problema continua.


O IBAMA, em conjunto com as demais autoridades ambientais do Estado estará certamente nos próximos dias iniciando novas fiscalizações para verificar a adequação dos fornos de produção de cal naquele munícipio, conforme prometido pelos proprietários durante assinatura do TAC no Ministério Público.


Conheço um pouco a realidade daqueles fornos, bem como acontece no vale do Assu pelas cerâmicas da Região do Vale, persiste a utilização em grande escala de madeira nativa. A cultura da utilização da mata de caantiga, sem nenhum trabalho de recuperação é constante e dificilmente será mudada.

Lembro-me que certa vez fui a um dos fornos em busca de tocos com ninhos de Jandaíra, pois sabia da exploração predatória de catingueiras e imburanas, as árvores prediletas para moradia pelas abelhas sem ferrão da caatinga. Ao chegar no local encontrei vários ninhos de abelhas, tinha de tudo, de Jandaíras as pequenas Jatís (leurotrigonas).

Tentei negociar com o dono para levar os tocos, mas de maneira absurdas o "cidadão" preferia queimar os tocos com abelhas dentro e tudo a me vender. Dava pra ver as abelhas saindo dos tocos ainda dentro dos fornos. Ao ver a cena juro que chorei por dentro, nesse dia sai do lugar com a certeza que aquelas pessoas não tinham a mínima noção do mal que faziam a si mesmas, nunca mais voltei...


Vamos esperar pela atitude do IBAMA nos próximos dias, quem sabe a autoridade federal possa fazer alguma coisa pra realmente mudar essa realidade.


att,


Mossoró-RN, em 31 de março de 2011.


Kalhil Pereira França

Meliponário do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: