quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Bomba Sugadora de Abelhas, por Oderno Theves

Pessoal, o material abaixo não é de minha autoria, mas sim do colega meliponicultor Oderno Theves, lá em Lajeado-RS, estou postando aqui pois é muito bom e merece ser copiado pois ajuda e muito no manejo de nossas queridas abelhas.


BOMBA SUGADORA DE ABELHAS

Simples de confeccionar, barata e versátil.

Quero mostrar neste texto, como é fácil, confeccionar um sugador de abelhas, usando garrafinhas de refrigerante Pet e mais alguns pequenos pedaços de mangueira, de diversos diâmetros, 4 cm de cano de cobre de ½ polegada e um disco de espuma de uma polegada de espessura, que servirá para amortecer o impacto das abelhas, contra o fundo do sugador e ao mesmo tempo irá impedir a passagem de partículas estranhas para dentro da bomba sugadora ou o pulmão de quem está sugando as abelhas. Tenho usado para tanto, a esponja de dupla face da Scotch-Brite.
Deverão ser selecionados, dois tipos de garrafinhas Pet. Pois uma deverá encaixar perfeitamente dentro da outra, sem deixar folga.

Caso você não encontre nas gôndolas do supermercado, as garrafinhas de refrigerante sugeridas na foto, tente outras, até encontrar o par perfeito.

Evite usar garrafinhas de casco muito fino.
A terceira garrafinha, somente fornecerá o bocal . Desta, serão necessárias, duas ou mais unidades.
Na foto seguinte, mostramos as garrafinhas já cortadas nos devidos tamanhos. A Pet do meio da foto anterior, deverá ser cortada logo acima do rótulo, e que será a parte externa do conjunto.


O fundo desta, será furado e o diâmetro do furo, deverá ser o mesmo do cano de cobre, que ali será colado. Na colagem, use de preferência adesivo Araldite de secagem lenta. O cano de cobre, deverá aparecer na parte interna da garrafa, não mais de 2 mm. Reforçar a colagem por dentro e por fora da Pet.
Se você encontrar as garrafas sugeridas, a Pet que receberá o bocal, e que encaixará dentro da outra, poderá ser cortada no tamanho desejado, pois o seu diâmetro é linear, de um extremo a outro.

Na terceira foto, vemos o sugador completo e a bomba de inflar elétrica (opcional), que poderá ser acoplada a ele.
Esta bomba é normalmente usada para inflar e desinflar, picinas e botes infláveis. O seu custo está por volta de R$ 70,00. Para acoplar a bomba elétrica ao sugador, será necessário apenas um pedacinho de mangueira, para unir o cano de cobre à ponteira da bomba sugadora.


Sugiro confeccionar várias ponteiras, com mangueiras de diferentes diâmetros, porque quanto maior o diâmetro, menor será o poder de sucção do conjunto. Uma rainha por exemplo, deverá ser sugada com uma ponteira bem larga, e além da espuma amortecedora, colocar mais uma camada de algodão ou algum outro produto bem macio antes da espuma, para evitar que ela se machuque com o impacto.
Dependendo do tipo de abelhas, que iremos sugar, usaremos a ponteira mais adequada.


Na quarta foto, vemos o sugador na versão de sugar com a boca. Neste caso na saída de ar da garrafinha, poderá ser um caninho de cobre um pouco mais fino, o da foto é de 10 mm (externamente), para facilitar o manuseio.
Note que nesta versão, o filtro de ar foi reforçado com mais duas camadas de feltro, para evitar a passagem de poeira, que iria parar no pulmão do meliponicultor.
Observação: Este sugador de abelhas, é o que tenho usado nas minhas lidas, e foi confeccionado a mais de ano atrás, com outros tipos de garrafinhas Pet.


Projeto elaborado por:
Oderno A. Theves
Cruzeiro do Sul – RS
oderno@gmail.com

Um comentário:

  1. Muito boa ideia para não ter que danificar a colonia em seu abtate natural.
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Comentário aqui: