quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Inspecionando as novas divisões

Uma das coisas que mais gosto de fazer e que me traz uma imensa satisfação é a divisão de colônias, quase toda semana fazemos alguma divisão em nossos enxames, a prática desse procedimento tem nos levado a um nível muito bom formação de novas rainhas.
Isso se deve principalmente ao fato do grande número de colônias no mesmo local, o que nos dá sempre boas opções de discos e operárias. A técnica é quase sempre a mesma, retiramos discos maduros de alguma matriz e cedemos operárias de outra caixa. As vezes eu uso até 3 caixas pra formar apenas uma, a primeira retiro discos, a segunda abelhas e a terceira retiro potes de alimento. Retirando um pouquinho de cada ninguém é prejudicado e rapidamente se recuperam para uma nova divisão.
A foto acima foi tirada essa manhã durante uma rápida inspeção nas caixas recém formadas e mostra uma das rainhas novas, essa tem aproximadamente 8 dias de fisiogastria, já podemos ver um ligeiro alongamento no seu corpo, bem como o crescimento da gordura abdominal, essa gordurinha é responsável pela produção do Feromônio Corporal de Rainha, esse é o cheiro exclusivo das rainhas fisiogástricas.
Observando atentamente, ela ainda não possui a dilatação idela do seu abdomem, esse processo de desenvolvimento do ovários (ovaríolos) da rainha demora em média 25 a 30 dias, somente após esse período é que podemos dizer que o enxame realmente está estabilizado com sua média de postura regular.
Nesses primeiros dias a rainha anda pelo enxame buscando novas adeptas para sua corte, ela precisa ser aceita pela elite, depois fecundada e em seguida, novamente aceita pelas abelhas. Somente após todo esse processo é que realmente ela passa a liderar a postura.
As primeiras células de cria já foram postas, mas não significa dizer que se tratam de crias férteis, muitas vezes a rainha nova ordena a construção de células de cria que apenas contém alimento larval rico em feromônios reais, a rainha ordena que as operárias se alimentem daquele "alimento", isso é usado pela rainha para castrar quimicamente as suas concorrentes, esse processo é bastante complexo pois a rainha nessa fase luta ao mesmo tempo para ser aceita e não ser morta pelas suas irmãs.
Não é a toa que nesses primeiros dias a rainha nova anda pela colônia sempre acompanhada de suas batedoras, são abelhas de sua confiança que fazem a sua escolta pelo enxame. Ela precisa disso pois ainda não tem todas as suas armas químicas para o domínio completo sobre o enxame.
A nós, pobres admiradores desses insetos maravilhosos, nos resta apenas torcer pela nova rainha para que ela possa reinar por longos anos nessa mais nova casinha de Jandaíra do Meliponário do Sertão.

att,

Mossoró-RN, em 15 de janeiro de 2010.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

Um comentário:

  1. Kalhil,

    Parabéns por mais um conhecimento proposto, estou querendo fazer uma transferência de caixa em Janeiro e vai me ajudar muito.
    Um abraço!
    Antonio Coelho
    Petrolina -PE

    ResponderExcluir

Comentário aqui: