quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

3º Colocado - Issac Soares de Medeiros

Dois anos de Meliponário do Sertão.

Há quase um ano atrás, navegando na internet em busca de uma pesquisa sobre meliponicultura, me deparei com o site Meliponário do Sertão. Lembro que passei quase uma hora lendo os textos desse cara que hoje é referência nacional quando se fala em meliponicultura, não só pelo seu conhecimento, mas pelo amor e dedicação que tem por nossas tão amadas melíponas.

Foi inspirado nele que nasceu o ânimo para tirar do papel a idéia de criar algo e expor o meu trabalho que, sinceramente, é meio solitário em minha região. Há alguns meses, crie o blog “Abelhas do Sabugi” (http://www.abelhasdosabugi.blogspot.com/) que, apesar do pouco tempo, já me rendeu muitas amizades e muitos contatos, dentre esses está o amigo Kalhil Pereira. Até agora só nos comunicamos por e-mail e telefone, mas já considero um amigo.

Minha história com as abelhas está ligada ao desejo de ver minha terra mais protegida e preservada. Vejo nesta criação uma ferramenta forte na luta contra os diversos crimes cometidos contra o meio ambiente, pois onde existe um criador de abelhas, seja ela com ou sem ferrão, existe um preservador da natureza.
Sou casado e tenho duas filhas, que são mais importantes pra mim que meu próprio coração, e parece que herdaram do pai a curiosidade por esses seres alados. Quem as ver de longe em meio as colméias chega a pensar que estão me atrapalhando, mas não, na verdade estão é me ajudando.


Meus pais, juntamente com meu irmão caçula, moram em um sítio onde estão a maioria de meus enxames. E todo final de semana é sagrado, vou com toda a família para o sítio. A atividade principal é a lida com as abelhas, acho ate que trabalho mais nos fins de semana que no decorrer dela, rs.

Às vezes, minhas filhas estão lá fazendo a maior bagunça, aí chegam meus pais dizendo: venham pra cá minhas filhas, vocês estão atrapalhando seu pai. Mas aí eu digo: tão nada, pode deixar! Eu penso - quem sabe uma delas será imensamente maior que eu?! E que tenha realmente sabedoria e inteligência pra fazer parte na luta por um mundo mais verde. Aí vou deixando e vou admirando a curiosidade e admiração delas pelas abelhas, que eu também tanto admiro.

Se, quando crescerem, por acaso escolherem outra profissão, outra atividade, mas já valeu a convivência, foi boa a desculpa pra está sempre perto. E no futuro toda vez que abrir uma colméia, caso não estejam mais junto de mim, lembrarei com saudades das duas. Terei um motivo a mais para estar em meio a minhas colméias.

Sei que assim como aconteceu comigo, a curiosidade delas um dia se transformará em amor ou, no mínimo, terão consciência da importância de se preservar o ambiente em que vivemos. E, no futuro, sempre que quiserem recordar um pouco a infância poderão acessar na internet: abelhas do sabugi, meliponario Braz, abelha nativa, abelhas sem ferrão, criação de abelhas na Amazônia, meliponario Alencar, meliponario do serrado, meliponario vale da pedra branca, melíponas da Paraíba, meliponario abelhas de ouro, AME –Rio e MELIPONARIO DO SERTÃO.

O site “ Meliponario do Sertão” não foi o primeiro a ter como tema a meliponicultura, mas com certeza foi o primeiro a tratá-la com intimidade, mostrando com clareza e simplicidade o quão prazeroso é trabalhar em parceria com esses seres.
Nele encontramos desenhado com letras uma bela tela que retrata muito bem a relação de parceria entre o meliponicultor e suas abelhas.

Dentro de poucos dias esse fantástico site completará dois anos e Kalhil Perreira e Meliponario do sertão, ou, Kalhil Perreira e suas meninas (como chama carinhosamente suas abelhas) já fazem parte do vocabulário melipônico do Brasil.

Parabéns, Kalhil Perreira! Parabéns “Meliponario do Sertão”! Que esse seja apenas o começo, e continue contagiando muitos outros com essa doce loucura que sofre todo aquele que tem contato com esse mundo fascinante, pois quem as tem por perto, inevitavelmente aprende a enxergar a verdadeira beleza que nos cerca. E Só não consegue entender de onde vem o amor e a dedicação que temos por elas quem nunca parou pra olhar direito o quanto é bela e sábia a nossa mãe natureza.

Att,

Isaac Soares de Medeiros.
www.abelhasdosabugi.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: