quinta-feira, 22 de julho de 2010

Elas também bebem água


No decorrer da vida a gente vai aprendendo algumas coisas, com as abelhas não é diferente. Eu sempre me perguntei por que a Jandaíra não coleta água como as abelhas do gênero Apis, como essas abelhas passam toda a seca sem necessitar coletar uma gota se quer de água???

A resposta é simples, elas coletam a água diretamente do mel!!! Durante o processo de maturação as abelhas vão desidratando o néctar, esse processo gera um pouco de água devido a redução na umidade do néctar, água essa que é aproveitada pelas abelhas para o controle térmico ou mesmo para o consumo em outras atividades.

Todavia, nem todas as abelhas são como as Jandaíras, essas abelhas evoluiram com a caatinga ao ponto de não necessitarem de coletar água diretamente da natureza, elas aprenderam a fabricar a sua própria água.

Muita gente me dizia que eu não iria conseguir criar as belas Uruçus, principalmente por que essa abelha é típica de mata atlântica, lugar bastante úmido, chuvoso e de temperatura amena. Já a caatinga é o contrário, seco, raramente chove e de temperatura muito alta.

Mas aí é que entra a observação, a curiosidade e a persistência. Logo após iniciar a criação das Uruçus por aqui passei a perceber a grande necessidade que essa abelha tem por água.


É muito comum aqui em casa observarmos as Uruçus coletando água diretamente das roupas molhadas no varal da casa, do chão ou mesmo diretamente na pia. Durante todo dia elas vão até a lavanderia coletar um pouco de água para levarem para as suas moradas.

Daí aprendi de cara que se eu quisesse criar com sucesso essas abelhas por aqui teria que além de fornecer bastante xarope, teria também que fornecer água.

Dessa maneira, quinzenalmente, eu forneço água dentro das colônias no bebedouro das abelhas. É fácil e simples, além de ser barato ao extremo por mais barato que água só banana.



Fazendo isso tenho mantido com muito sucesso as minhas belas Uruçus, mesmo não sendo daqui elas vem fazendo grande sucesso pois, que as Jandaíras não me escutem, são muito bonitas.

Todos esses cuidados vem nos proporcinando um grande sucesso na criação da Uruçu na caatinga, tenho certeza que num futuro bem próximo eu terei muitas mais por aqui...

att,

Mossoró-RN, em 22 de julho de 2010.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

3 comentários:

  1. amigo kalhil, sempre estou visitando seu blog, sempre encontro novidades.
    mas quanto a abelha jandaira nao coletar agua na natureza, eu humildemente discordo um pouco rs, em minha regiao eu sempre as vejo nas beiras dos poços artesianos juntamente com as apis.
    poderia ser coletando outra coisa que nao fosse agua?

    atensiosamente Ansinho.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ansinho,

    O amigo não só pode como deve, sempre que achar pertinente discordar do amigo aqui. Afinal de contas, eu estou sempre aprendendo.

    Vc tem razão quando diz que a Jandaíra também coleta água, mas o que eu quis dizer na verdade foi que a Jandaíra não precisa tanto da água quanto a Uruçu, pois a jandaíra aprendeu a conviver com o mínimo de água possível. Extraindo somente o essencial para a sua sobrevivência.

    Outra coisa, elas vão nos riachos buscar não somente água, mas também material orgânico e barro.


    Principalmente este último que serve de material de construção para a vedação da caixa.

    Não sei se vc já viu mas é muito comum as Jandaíras infeitarem a caixa com estames de flores de diversas espécies.
    Estou as ordens,

    Kalhil

    ResponderExcluir
  3. obrigado pela atençao,amigo kalhil.
    e quanto as estampas de flores nas colmeias tem percebido sim, ate fotografei, esses dias para tentar descobrir o por que, quem sabe no futuro rs...
    atensiosamente Ansinho.

    ResponderExcluir

Comentário aqui: