quinta-feira, 10 de junho de 2010

Formando Novos Meliponicultores

Trabalhamos com implantação, capacitação e assessoramento em Meliponicultura. Solicite o seu orçamento!!! Vejam o exemplo abaixo:

Antes de viajar para a Serra do Mel-RN, fui a Quixadá-CE para capacitar mais uma comunidade que está inserida dentro do Projeto FIA MELIPONAS, esse projeto é de responsabilidade da ESPLAR (www.esplar.com.br) em parceria com o Meliponário do Sertão e visa resgatar a tradição da Jandaíra em diversas comunidades rurais próximas ao polo de Quixadá.


A última capacitação aconteceu no Sítio dos Lopes, zona rural de Banabuiu-CE. Assim que chegamos iniciamos a parte teórica com as explicações sobre as técnicas racionais de manejo e, principalmente, sobre o importante papel da Jandaíra para a manutenção do ambiente equilibrado.


É bonito ver a impolgação em querer aprender a lidar com essas abelhinhas, nessa comunidade a maioria dos capacitados são jovens que certamente formarão novos meliponicultores. Conversando com os técnicos da Esplar fiquei sabendo que os outros meliponários vão de vento em popa. Muitos estão carregados com bastante mel, foi tanto que levei a minha bomba sugadora para que eles mesmo fizessem a colheita na Comunidade do Riacho do Meio.


Na parte da tarde fizemos o manejo prático, muitos por aqui nunca tinham visto nem saboreado o maravilhoso mel da Jandaíra, servi algumas gotinhas colhidas ali mesmo na hora. Néctar dos Deuses...


Sai de lá com certeza de ter deixado aquelas abelhas em mãos de gente tão apaixonada como eu, devo voltar dentro de 15 dias para realizar a segunda parte da capacitação, realizando inspeções em todas as caixas e já colhendo algum mel para os nossos meliponicultores.

att,

Mossoró-RN, 10 de junho de 2010.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

3 comentários:

  1. Khalil,

    Maravilhoso esse trabalho, a formação de novos meliponicultores deveria ser o objetivo principal de todos nós. È ótimo quando alguém, além do amor às abelhas, consegue reunir a aptidão para ensinar, escrever e difundir idéias, assim como fazes. Isso tudo ainda estando aberto para aprender novas técnicas, como desenvolvimento de rainhas ou até partir para novos emprendimentos comerciais, tipo a tua futura criação de animais domesticos afrodescendentes... e com ferrão...
    Torço que capture muitas colônias, mas, por favor, evite que enxameem... nossas nativas já não aguentam a concorrência com os seres humanos, frente a essas abelhas, então, elas não estão preparadas.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Khalil

    voce tem uma rainha ou uma capa de cria p me vender.Continuo colocando comida mas a caixa velha nao melhorou quase nada, nao vejo a rainha e a postura e toda errada um circulo de cria aqui com bem pouquinha cria e outra ali, apesar de ter abelhas acredito que esteja sem rainha. Falei com Ezequiel disse que o valor da rainha e 50,00.E tem um processo de colocar ela não será melhor uma capa de cria?

    ResponderExcluir
  3. Caro Kalil
    Nem o site www.esplar.com.br, nem se eu dijitar Projeto FIA MELIPONAS, consigo ver as bases desse trabalho tão bacana.
    Vê pra mim o que posso estar fazendo errado aqui .
    Forte abraço a vc e as suas nativas.
    Alexandre

    ResponderExcluir

Comentário aqui: