quinta-feira, 27 de maio de 2010

Produção de Rainhas "in vitro"

Caros amigos,

No decorrer dessa semana estarei repassando o que por mim foi aprendido durante o último congresso de meliponicultura. E pra começar, estou repassando logo abaixo o material que foi apresentado durante o Curso Avançado de Produção de Rainhas para Trigonas. Todo o material foi enviado gentilmente pela colega Denise A. Alves. A Denise é doutoranda em Ecologia pela Usp, orientada pela Prof. Dra Vera Lúcia Imperatriz Fonseca e foi palestrante durante o curso.

O material não vem, logicamente, com todos os detalhes, todavia é auto-explicativo, pois muitas das fotos falam por si. Espero que gostem e façam bom proveito do material pois é fruto de muito tempo de trabalho de todos eles. Esse pessoal está revolucionando a meliponicultura a níveis jamais pensados.

Em breve a multiplicação maciça de abelhas sem ferrão será uma coisa rotineira. No futuro, não será muito difícil você ligar para algum meliponicultor e encomentar 100 rainhas produzidas em laboratório.

CURSO DE PRODUÇÃO DE RAINHAS "in vitro"



Mossoró-RN, 27 de maio de 2010.

att,

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

2 comentários:

  1. Olá! Já vi que conhece vários de meus amigos de trabalho! Eu tb sou orientada da prof. Vera, faço doutorado em Entomologia na USP Ribeirão. Muito bonito seu blog! Gostei muito de estar divulgando nossos trabalhos, obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Pra mim é prazer poder contribuir com a divulgação do conhecimento produzido por vocês, estou a sua disposição.

    Kalhil
    Meliponário do Sertão

    ResponderExcluir

Comentário aqui: