segunda-feira, 19 de abril de 2010

I Workshop sobre abelhas do semi-árido

Voltei ontem de Quixadá-CE tendo implantado mais um belo meliponário de Jandaíras na Comunidade Ouro Branco (Choró-CE), tudo saiu, graças ao meu bom Deus, como planejado. Tivemos a sorte de contar com o bom tempo para o desenvolvimento dos trabalhos de manejo.

Fiz uma rápida visita na Comunidade Riacho do Meio onde já tinha a 45 dias atrás instalado o primeiro meliponário e tive a grata surpresa de perceber que minhas queridas alunas tinham desenvolvido um excelente manejo com as Jandaíras estando 90% das colônias com todas as melgueiras cheias do mais puro néctar do sertão. Difícil foi conter a ansiedade da mesmas em colher o mel. A etapa inicial desse trabalho não está direcionado para a produção de mel, mas sim para a produção de novas colônias, tive que explicar que colher mel agora era mais prejuízo que lucro, rs.

Dessa vez não levei a máquina fotográfica e não teremos fotos para detalhar o nosso trabalho. Já na volta me deparo com uma ótima informação do meu prezado amigo Paulo Menezes sobre um evento, o "I Workshop sobre as abelhas do Semi-árido", esse eu não posso perder e aconselho a quem é daqui que gosta ou trabalha com abelhas a ir, pois teremos a presença grandes estudiosos da área, em especial da Dr. Vera Lúcia Imperatriz Fonseca, grande pesquisadora sobre o mundo das abelhas sem ferrão.

(clique na imagem para ampliar)

Em conversa rápida com o Paulo ele já me adiantou alguns projetos que a Dra. Vera pretende realizar em Mossoró-RN, pois a mesma irá trabalhar alguns anos por aqui, pra nós da região é uma grande oportunidade de aprender ainda mais com essa figura ilustre, Dra. Vera possui diversos trabalhos acadêmicos publicados no Brasil e no exterior e hoje é uma das maiores autoridades em abelhas no Brasil.

Não perco esse evento por nada no Mundo!!!

att,

Mossoró-RN, 19 de abril de 2010.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: