quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Os curtiços rústicos

Sempre recebo muitas visitas em meus Meliponários por curiosos em conhecer o nosso trabalho à frente das abelhas Jandaíras. Uma coisa que por aqui chama muita atenção é a presença de vários curtiços rústicos.

Eles são feios, seu manejo é horrível pois são roliços e isso dificulta a estabilização nas bancadas de trabalho, acumulam muito própolis (batume) e sempre que abrimos injuriamos alguma coisa dentro da colônia.

Para completar e piorar ainda mais a vedação é tradicionalmente feita com barro em vez de fita adesiva, enfim, é muito ruim.


Depois dessa declaração as pessoas me perguntam: - Então porque você mantém as abelhas nesses cortiços tão incômodos???

A resposta é muito simples, sempre que eu vejo esses velhos curtiços me vem a imagem do Sertão, em especial dos sertajenos que sem muitos recuros para adquirir caixas mais acabadas e bem mais trabalhadas acabam alojando as pequenas abelhinhas onde é possível.


Na verdade, me lembro em especial da figura do meu avô que quando jovem mantinha várias colônias de Jandaíra nesses velhos curtiços. Dessa maneira, a manutenção dessas poucas colônias nesses curtiços é uma forma de preservar uma cultura que por muitas gerações se manteve presente no Rio Grande do Norte, mas nas últimas décadas vem desaparecendo do cotidiano dos Potiguares.


Essas velhas colônias hoje servem apenas para mostrar aos mais jovens (e alguns velhos também, rs) como as Jandaíras foram e ainda são criadas tradicionalmente nesse nosso Sertão a fora.


Por mim permanecerão intocáveis pois sempre me trazem boas lembranças...

att,

Mossoró-RN, 18 de fevereiro de 2010.


Kalhil Pereira França

Meliponário do Sertão

3 comentários:

  1. Olá amigo.Eu não conhecia esse tipodecortiço.Lembra muito um tronco de árvore. Em meu estado era comum cortiços feitos de tábuas não-nobres, que eu considerava como "padrão" doscortiços rústicos.Mas me surpreendi com um criador da zona norte de meu estado com seus cortiços num fruto de uma certa espécie de corcubitácea que é conhecida no sertão como "cabaça",muito utilizada para armazenar água, e os vaqueiros acredito que ainda as usam com esse fim.Enfim, as jandaíras se moldaram aos sertanejos,e os sertanejos, de alguma maneira tentaram se moldar às abelhas. Abs. Fco.Mello

    ResponderExcluir
  2. Kalhil
    Este curtiço e rustico e muito engenhoso também é como fosse um tronco de árvore. Em 2010 o blogger está cada vez melhor cara.Parabénz.
    Do amigo Eugenio Ferreira -Caicó-RN

    ResponderExcluir
  3. Muito embora seja indistutível a maior eficiência e produtividade nas caixas racionais, sem dúvida temos que valorizar a história e a cultura.

    Muito legal o amigo kalhil respeitar os costumes populares. O caminho é este mesmo: Estar atento às inovações, sem desprezar a tradição.

    ResponderExcluir

Comentário aqui: