terça-feira, 1 de setembro de 2009

Características de uma rainha velha

O meliponicultor que visa sempre a manutenção de um bom crescimento de suas colônias deve ficar atento a idade de suas rainhas, é muito importante que a cada ano façamos a substituição das rainhas velhas por rainha novas. Mas como identificar uma rainha velha, com saber se ela é nova ou velha. Abaixo iremos ensinar como saber.



O tempo médio de vida de uma rainha gira em torno de 4 a 5 anos, existem pesquisadores que já observaram uma rainha viver por mais de 7 anos, mas o ideal é que a troca seja sempre anual. Abaixo iremos avaliar as caractéristicas de uma rainha de idade avançada, essa da foto tem mais de 2 anos e já estava bem desgastada.



Uma das primeiras marcas da velhisse é o desgaste das asas, vejam que as asas da rainha estão bem roídas, o comprimento natural seria já bem perto da glândula feromonial central conforme mostra a foto das correções. Outra marca bem forte é a cor, com o tempo a rainha vai escurecendo, sua cor natural é mais clara. Se ainda houver dúvidas, veja se falta algum membro ou mesmo se seu andar pela colônia é muito lento, além do normal.

Abaixo segue uma foto de uma rainha jovem, com 3 meses de vida, vejam os detalhes e façam suas comparações.



Mossoró-RN, 02 de setembro de 2009.

att,


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: