quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Táticas de defesa da Jandaíra

A organização das abelhas é algo imprecionante, existem pesquisadores que defendem quem uma colônia de abelhas seria não apenas um grupamento de abelhas que se organizam em castas, cada uma com sua função.

Há quem diga que a colônia é, na verdade, um corpo vivo, um ser que tem orgãos interdependentes, é como se a própria colônia fosse um ser que possui vida e as abelhas seriam apenas uma parte integrante desse todo. De certo modo, isso tem muito fundamento.

As abelhas sem ferrão se organizam e se defendem de maneiras muito distintas das Apis Meliferas, cada espécie de meliponíneos usa uma tática para suprir a falta de uma arma maior, como o ferrão.

(caixa de Jandaíra lambuzada, sinal de problemas)

Uma dessas armas usadas pelas meliponas, em especial as minhas Jandaíras é a camuflagem pelo cheiro. Quando uma colônia passa por desajuste feromoniais (perda da rainha, grande perda de obreiras, demora na aceitação de princesas) ou mesmo passa por algum dessaranjo organizacional ou alimentar, é muito comum as abelhas literalmente lambuzarem a caixa com todo tipo de material.

(caixa de Jandaíra completamente lambuzada, tentativa de enganar as abelhas inimigas)

Entre esses materias nos podemos encontrar barro, estames e pedaços de pétalas de flores, resinas, restos de pólen e até mesmo fezes de animais com galinha, vaca etc. Enfim, tudo aquilo que seja de fácil alcance e traga um cheiro diferente (e as vezes desagradável) elas podem colher para tentar camuflar o cheiro da colônia contra seu inimigos.

Para nós, esse comportamente pode parecer muito estranho, como alguém pode lambuzar sua própria casa??? Acontece que existem na natureza diversos predadores, entre eles outras abelhas com a abelha Iratim (abelha essa pilhadora das outras ASF) que reconhecem de longe o desarranjo organizacioal das ASF só pelo cheiro por ela exalado.

(ataque de abelhas Iratins (abelha limão) a caixa de Mandaçaia (melipona quadrifaciata)

Dessa maneira, a camuflagem é para as abelhas um alternativa de última hora e muito importante porque realmente funciona no seu habitat natural, ele evita que as inimigas possam reconhecer o momento de dificuldade que passa aquela colônia.

É importante afirmar que esse comportamento é muito raro, não acontece com muita frequência, mas quando acontece percebemos de longe pois a caixa fica completamente lambuzada ou mesmo com um fedor desagrável.

Quando acontece não há muito o que se fazer, as abelhas sabem resolverem seus problemas sozinhas, mas é importante redobrarmos a atenção com a colônia que apresente esse comportamento, podemos fazer uma inspeção e avaliar a necessidade de acresentarmos discos de cria para fortalecer se o problema for falta de abelhas ou mesmo ausência da rainha. Podemos ainda fornecer xarope para aumentar as reservas alimentares.

Já me perguntaram uma vez se não seria interessante lavar a caixa por fora, não recomendo, pelo contrário, se elas fazem isso é por que elas entendem ser necessário a camuflagem, com o tempo elas resolvem seus problemas e o cheiro estranho seca e passa.

As abelhas não gostam da gente, nós que gostamos delas, então deixemos as meninas em paz.

att,

Mossoró-RN, em 26 de agosto de 2009.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: