terça-feira, 4 de agosto de 2009

Observar para aprender

Para o desenvolvimento de uma boa meliponicultura, se faz necessário o conhecimento a fundo do comportamento das abelhas sem ferrão, comportamento esse bem diferente das Apis. Uma das formas de estudar esses comportamentos é a observação à noite através de uma tela transparente na parte de cima da caixa.

(colónia de Mandaçaia quadrifaciata quadrifaciata sendo estudada a noite)

Essa prática nos leva a conhecer boa parte do comportamento das abelhas, entre esses comportamentos podemos citar o ritual de postura e a taxa de postura diária de cada espécie, a desidratação do néctar em mel, o reconhecimento nos detalhes entre as diferentes castas (rainhas, obreiras rainhas, obreiras e machos), o tratamento do lixo pelas obreiras lixeiras, como as abelhas fazem a cera e muitas coisas mais.

Isso é importante pois ao nos depararmos com alguma colónia problemática, de certo, saberemos de plano encontrar a melhor prática meliponônica para resolver a questão.


Esse estudo é muito simples de ser realizado, basta colocarmos uma tela transparente em cima da caixa no lugar da tampa e à noite, levarmos a caixinha das abelhas para um quarto escuro e com o auxílio de uma lanterna de mão ou pequeno abajur, passarmos a observar o trabalho noturno das abelhas.

Diga-se de passagem, que alguns comportamentos ou são praticados com menor intensidade ou mesmo não são praticados. Mas no geral, grande parte da rotina diária das abelhas continua no decorrer da noite. Uma curiosidade que só a pouco tempo vim a descobrir é que as meninas não dormem, é isso mesmo, elas não dormem.


Na verdade, as abelhas não param de trabalhar mesmo no período nortuno, as únicas que ainda descansam são obreiras que fazem o forrageamento. Mesmo assim não chegam a dormir literalmente, ficam meio que em estado latente, pois suas atividades estão paralisadas até ao alvorecer.

Mas é só o sol apresentar os primeiros raios da manhã que elas voltam imeditamente a trabalhar de forma frenética. E eu que pensava que o bicho homem era elétrico, perto delas, as abelhas, somos apenas um bando de cansados.

att,

Mossoró-RN, em 04 de agosto de 2009.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

2 comentários:

  1. Olá Kalhil,
    e a luz não impede, afecta ou altera o comportamento delas? ... levando a erros de observação?
    Grande abraço
    JPifano

    ResponderExcluir
  2. Joaquim, a luz não atrapalha não.
    As vezes, quando a luz é muito forte, algumas abelhas acionam o feromônio de alarme, ficando um pouco agitadas.

    Mas é só retirar a luz que elas voltam ao normal, quando calmas, é só recolocar a luz de maneira que o foco da luz não fique direcionado diretamente sobre o ninho.

    Kalhil

    ResponderExcluir

Comentário aqui: