sexta-feira, 31 de julho de 2009

A visita de um amigo abelhudo!!!

Amigos Leitores,

É com muita satisfação que hoje recebi a visita ilustre do amigo Luiz Inoue de São José dos Campos-SP, o amigo Luiz está passando as férias no Rio Grande do Norte com a esposa e alguns dias atrás eu tinha feito o convite para ele desse uma "esticadinha" de 265km até minha cidade Mossoró-RN, para conhecer o meliponário urbano de minha residência.

Eu e minha família o recebemos em minha casa e depois de comermos uma macaxeira cuzida na hora com um bom suco de maracujá passamos uma boa parte da manhã tirando muitas fotos das minhas Jandaíras e mandaçaias, tive o prazer de abrir várias colónias para que o Luiz pudesse conhecer melhor a Jandaíra e algumas outras abelhas do Sertão, tenho certeza que ele gostou e muito, tendo inclusive ficado muito supreso pela beleza das minhas mandaçaias mesmo não sendo daqui.

Fizemos uma festa, colhemos mel e pólen purinhos retirados na hora, de sabor maravilhoso, segundo palavras dele: "Que delícia, agora eu sei por o seu mel foi o campeão do concurso"!!! Rsrssrs.

O Luiz ficou muito surpreso com o Nordeste, pois ele tinha a impressão que tudo era sempre muito seco, ficou encantado com a beleza do verde nessa época no Sertão, uma curiosidade que ele não parava de comentar era de como Mossoró era plana, no alto da entrada da cidade podiamos ver toda a extensão da cidade de tão plana que é.

Depois de inspecionarmos minhas colónias, fomos até a casa de um outro grande amigo, o Paulo Menezes, quando chegamos lá o Luiz ficou encantado com a beleza do Meliponário do Paulo, mais de 600 colónias reunidas no quintal da casa dele.

O Paulo nos recebeu muito bem e de forma muito carinhosa foi logo nos entupindo com muita água de côco bem gelada, passamos o resto da manhã no Meliponário Menezes onde o Luiz conheceu outras espécies como a Tiúba, Uruçu Nordestina, Mané de abreu, jati e outras raridades que o Paulo possui.

Mostramos o mel das Jandaíras do Paulo e ainda ele nos fez o favor de nos mostrar as amostras de mel que ele possui envazadas desde 1983 (de sabor inigualável e de valor inmensurável).

Logo em seguida levei-o para almoçar num bom restaurante e retornamos para minha casa, ainda deu tempo de batermos um bom papo enquanto apreciavamos as minhas belas colónias de Jataís trabalhando na área de minha casa enquanto tomávamos um bom café.

Fiquei muito honrado pela visita e pela disposição do amigo de vim de tão longe. Mas tenho certeza que ele gostou muito de nossa manhã, principalmente do presente que lhe entreguei, um bela garrafa de um litro com o mais puro néctar do Sertão.

Amigo Luiz, espero que venha outras vezes, com mais tempo para que eu possa mostrar-lhe as belas praias a 30 km de minha cidade e ainda visitar o Meliponário Rural de Taboleiro Grande, lá sim você ficaria ainda mais encantado com as jandaíras e principalmente pela figura do meu querido avô.

Convido aos amigos amantes da natureza, que assim como o amigo Luiz Inoue venham a Mossoró-RN nos visitar e conhecer melhor nossa região e nossas abelhas, será sempre um grande prazer receber os abelhudos de plantão.

att,


Kalhil Pereira França
Mossoró-RN
Meliponário do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: