terça-feira, 14 de julho de 2009

Sombra e água fresca


Hoje me deparei com uma cena curiosa, ao passar pelo meliponário quando tinha acabado de voltar do trabalho observei um aglomerado de abelhas todas bem juntinhas uma nas outras, era mais ou menos umas 14:00h, ou seja, uma hora muito quente.



Fui chegando perto e observei que se tratava de um aglomerado de machos, todos bem juntinhos na tentativa de ficarem sempre na sombra. Os machos depois de algum tempo na fase adulta são expulsos de suas colónias pois não fazem nada, não podem forragear pois não possuem corbículas. Quando jovens podem desenvolver alguma atividade dentro da colónia como por exemplo desidratar o néctar colhido. Mas quando chegam na fase adulta, sua única função é a reprodutiva.


O intuito de mostrá-los, capturei um exemplar com muito cuidado para não machucá-lo, observem que nas patas traseiras não existem as corbículas, um detalhe interessante é que eles tem o tronco mais destacado do que uma abelha obreira.

Outra curiosidade é que o macho das Jandaíras possuem listras amarelas intermintentes muito pequenas no abdomem, nessa fase eles só querem sombra e água fresca, tem acesso livre nas colónias órfãos, mas são rechaçados pelas obreiras vigias nas colónias com rainha fisiogástrica em atividade.

att,


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão
Mossoró-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: