domingo, 24 de maio de 2009

Fim de semana de práticas melipônicas



Olá amigos,

Esse fim de semana foi dia de revisão, divisão e alimentação no Meliponário do Sertão urbano, como sempre faço nos finais de semana, inspecionei as colónias mais jovens que foram recentemente criadas e fiz o reforço com o nosso conhecido xarope em todas a caixas, como sempre utilizando o alimentador externo de guerra de sempre, dois pratos de mesa cheios de palitos e cordas para ninguem morrer afogada.



No domingo realizarei mais três divisões, duas colónias serão levadas para a zona rural assim que estiverem em condições de se manterem sozinhas, a outra ficará por aqui mesmo para servir de matriz para outras divisões.



Na foto de cima podemos ver algumas abelhas buscando xarope na alimentador, no fundo podemos vê uma prateleira com 20 colónias de Jandaíra, na minha casa existem mais 4 como essas espalhadas por todos os cantos da casa.

A foto abaixo foi a caixa que foi utilizada para a divisão, observem o último disco de cria de baixo, ele é o ideal para realizar uma divisão pois já existe abelhas nascendo e dessas novas logo logo nascerá uma princesa que será fecundada, formando assim uma nova rainha para a colónia recém criada.



A todos uma ótima semana.

Kalhil Pereira França
Mossoró-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: