terça-feira, 10 de março de 2009

Como multiplicar uma colónia.





Vamos ensinar passo a passo como fazer uma mulitiplicação de colónia pelo método 1;1, nesse método, uma caixa doa campeiras e discos de cria, existe outro que é o 2:1, nesse duas caixas doam para formar uma colónia, uma doa abelhas adultas e a outra caixa doa discos de cria, esse segundo método ensinaremos mais tarde.

Podemos dividir em qualquer época do ano, se a colónia for bem forte, mas se recomenda no início das floradas, para não faltar alimento na mesa, como já dizia o Pioneiro, "Nunca mais filho do que pão!!! (Monsenhor Humberto, A Abelha Jandaíra, Sebrae. Mossoró, 2007)


Outro detalhe importante, nunca fazer isso em dias de chuva ou dias muito frios, para não matar as abelhas que ficarão confusas durante o procedimento e mais, ao se abrir a caixa provocamos um estrago sempre muito grande, pois diminuimos a temperatura do ninho e ainda bagunçamos a colónia e tudo isso com chuva, não dá certo, de jeito nenhum.

1º escolhemos a colónia, está tem que ser bem forte, com muitos discos de cria em estado bem avançado e com muitas abelhas adultas, é fácil, se abrirmos a caixa e muitas abelhas no "atacarem", ou seja, tentem nos beliscar, é sinal que possui muitas campeiras.





Outro detalhe a observar é que só devemos dividir colónia fortes, bem estáveis, e presença de alimento pois essa colónia vai perder muitas campeiras adultas, o que iria diminuir consideravelmente a capacidade de produção de alimento, por isso, não basta apenas ter abelhas, tem que ter alimento para as abelhas jovens que ficarem não passarem por dificuldades, a foto acima mostra que a caixa escolhida é perfeita para isso.






2º Retiramos com uma faquinha de mesa e com muito cuidado os discos de cria velhos, tentando sempre não amassar os discos, procurando tratar com muito carinho os discos de cria para se perder o mínimo possível de células, escolhemos sempre os favos mais claros, pois são os mais velhos e estão a nascer abelhas, assim logo logo nasce uma princesa que poderá ser entronada na nova colónia. Na foto acima podemos observar que no disco grande de baixo as abelhas já estavam a nascer, assim esse era o melhor disco a se tirar.







3º, colocamos os discos que foram retirados da caixa doadora (caixa mãe) na caixa nova (caixa filha), não recomendamos colocar alimento agora, nem mel nem saborá (polém processado pelas abelhas), pois a colónia está muito instável, e a presença de potes de alimento rompidos pode atrair nos forídeos (nossos maiores inimigos), forídeos são mosquinhas ligeiras que entram nas caixas e passam a se reproduzir em rápida velocidade, passam a se alimentar do saborá e quanto este acaba, passa a se alimentar das crias jovens, por isso, nada de alimento nesse momento, as abelhas são adultas e não morrem de fome assim tão rápido, só colocamos algum mel ou saborá no dia seguinte.





4º, Em seguida, fechamos a caixa e colocamos a onde estava a caixa mãe, batemos um pouco na caixa mãe e vamos deixando que as abelhas saiam, quando uma quantidade significativa sair, fechamos a caixa mãe e mudamos ela de lugar, removemos para uma distância de 3 ou 4 metros, não precisa ser muito longe, mais recomendo que a caixa mãe fique durante alguns minutos fechada (meia hora) para evitar que as abelhas queiram retornar para caixa mãe e para evitar também que saiam abelhas de mais. Depois é só abrir depois que todas a abelhas já tiverem entrado na caixa filha.


No dia seguinte, abrimos a caixa filha bem devagar para provocar o mínimo de pertubação possível, colocamos cera, saborá e um pouco de mel e pronto, se observarmos a presença de forídeos, basta colocar algumas iscas com vinagre à base de maça, caso contrário só abrimos a caixa agora depois de 10 dias, nesse tempo ficamos a observar por fora, olhamos se estão trabalhando, se estão a fazer a entrada com barro, se chegam carredas de algum material, etc.


Passado os 10 dias, abrimos e verificamos a presença de alguma ou algumas princesas pela caixa, se tiver, logo logo alguma será aceita e entronada no posto de rainha.


Mais 10 dias depois verificamos se essa rainha ganhou a fisiogastria, ou seja, está gordinha.


Caso, contrário, inserimos outro disco disco de cria caso não tenham mais abelhas a nascer.


Se sim, é provável que ela tenha sido aceita e passará a realizar a postura regular.


Pronto, se vc chegou até aqui, parabéns, você realizou uma das atividades mais nobre como meliponicultor que é a reprodução induzida da espécie, todos anos fazemos muitas e muitas multiplicações e cada uma nos trás uma satisfação imensa, pois estamos contribuindo com a natureza e perpetuando o legado de muitos que lutaram para manter "viva" a Jandaíra no Semi-árido Potiguar, a estes, nosso carinho e respeito.