quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O que são abelhas sem ferrão?


O QUE SÃO ABELHAS SEM FERRÃO?
As abelhas sem ferrão, ou meliponíneos, são insetos que possuem o ferrão atrofiado. Essas abelhas são nativas do território brasileiro, ou seja, não foram trazidas e introduzidas pelo homem de outras partes do mundo, como ocorrem com as abelhas melíferas (Apis mellifera), conhecidas como africanizadas. No Brasil existem mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão, variando conforme a região.

As abelhas sem ferrão são abelhas que vivem em SOCIEDADE, ou em famílias. Na família ou colônia, as abelhas dividem as tarefas, cooperam e se comunicam entre si. O número de indivíduos em suas colônias pode variar de cerca de 500 até 150.000 indivíduos.

Algumas espécies são mansas, outras agressivas, algumas pequeninas e outras graúdas. Como abelhas nativas das regiões tropicais estão adaptadas a diferentes condições climáticas e feições de vegetação, sendo importantes polinizadores e, algumas, são produtoras de delicioso mel.
POR QUE CRIAR ABELHAS SEM FERRÃO?

A criação de abelhas sem ferrão permite, principalmente, a preservação das plantas nativas, devido aos serviços de coleta de néctar e pólen das flores realizadas pelas campeiras (abelhas operárias). Ao se movimentarem sobre as flores em busca do pólen e néctar as abelhas promovem o transporte do pólen de uma flor para outra, colaborando para a fertilização das plantas. Este mecanismo é que assegura a multiplicação e sobrevivência das vegetais.
Outro, dos principais interesses pela criação racional destas abelhas está no prazer que o manejo diário proporciona ao criador, uma vez que esta atividade não representa risco de acidentes com ferroadas. São, de um modo geral, abelhas bastante dóceis e de fácil manejo. Por isso, dispensam o uso de roupas e equipamentos de proteção tais como macacão, luvas, máscaras e fumegadores, reduzindo os custos de sua criação e permitindo que essas abelhas sejam mantidas perto de residências e/ou de criações de animais domésticos. Além disso, por não exigir força física e/ou prolongada dedicação ao seu manejo, a criação de abelhas sem ferrão pode ser facilmente executada por jovens e idosos.
Além do lazer, a atividade pode ainda pode representar uma renda extra, através da comercialização de mel e enxames e podendo-se dispor deste delicioso alimento para a própria alimentação.



ALGUMAS DICAS DE LIVROS SOBRE O ASSUNTO
A criação racional de abelhas jataí. GO DOI. Editora Ícone.
Vida e criação das abelhas indígenas sem ferrão. Paulo Nogueira Neto. Editora Nogueirapis. São Paulo.
Abelha Uruçu: Biologia, Manejo e Conservação. KERR. Editora Fundação Acangaú. Belo Horizonte - MG
artigo copiado do link:

5 comentários:

  1. muito bom ete blogestou começado uma criação de jataí ,to encantado com esas abelhas tenho mirim priguiça gostaria de mandar algumas fotos e trocar informaçoes

    ResponderExcluir
  2. 06 01 2010 Meu nome e Eloan sou de Nova Friburgo gostaria de saber porque o meu da mandaçaia est vede e amargo se alguem puder me responder eu agradeço

    ResponderExcluir
  3. Olá Eloan, Seu mel deve está verde e amargo porque deve está fermentado, devido a concentração elevada de água alguns méis de meliponíneos devem ser guardados em geladeira para uma maior conservação.

    Se o amargo for dentro dos potes de mel da colônia isso pode ser sinal de mel xaropado que não foi processado para as abelhas, isso é muito perigoso para as abelhas pois pode matá-las pela presença de bactérias patogênicas nesse tipo de mel.

    Não deve ser consumido.

    att,

    Kalhil Pereira França
    Meliponário do Sertão
    kalhil_p@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ola, Kalhil fiquei feliz por ter me respondido. Aqui em Nova Friburgo não conseguimos informaçõessobre asf.como vc ja sabe o mel das mandaçaias estão verde e amargo dentro dos potes,gostaria de saber o que fazer

    ResponderExcluir
  5. Olá Eloan, colha o mel com uma seringa e forneça no lugar um xapope a base de água com açúcar na proporção 50% de água e açúcar em um copo descartável com palitos dentro para evitar afogamento.

    200ml por semana é o suficiente. Durante um mês. Veja se o xarope é consumido no dia seguinte.

    Caso contário retire o excedente e reduza a quantidade na semana seguinte.

    mais detalhe trate comigo por e-mail: kalhil_p@yahoo.com.br

    att,

    Kalhil Pereira frança
    Meliponário do Sertão

    ResponderExcluir

Comentário aqui: