terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Como iniciar na Meliponicultura!

Há muitas coisas na vida que trazem a felicidade, até porque felicidade é algo pessoal, íntimo, um estado de espírito que cada ser humano tem de sua realidade, pra muitos, ambição, dinheiro, poder... Pra mim as abelhas já são uma grande alegria.
Pra você que gosta de animais, as abelhas sem ferrão são uma boa alternativa, são animais dóceis pois não podem ferroar e não possuem comportamento agressivo, não incomodam os vizinhos e não pertubam ninguém.
Não fazem sujeira com gatos ou cachorros, não precisa está sempre manejando, não precisa gastar com vacinas e nem medicamentos, você contribui com a natureza pois as abelhas são polinizadoras e ajudam a preservar a mata nativa de sua região, embelezam e alegram o lugar, dando um charme a mais, podem ser usadas para ornamentar varandas e jardins, como diz o ditado, "abelha não faz mal, faz mel"!
Pra quem deseja começar, deve procurar abelhas que são nativas de sua região pois isso facilita no aprendizado e no manejo, começe com alguns colónias, no máximo cinco enxames, já é o suficiente para se montar seu meliponário.
Os interessados podem me procurar através do contato acima do blog que ensino todo o manejo gratuitamente e comercializo as colónias para criadores iniciantes.
Forneço ao iniciante algumas cartilhas e livros que podem aprofundar o conhecimento fornecido incialmente durante as instruções inicias.

A todos uma excelente semana.

Kalhil Pereira França